Ajude a manter o blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Brasil só aceita ser sacaneado por país pobre



A falta de consenso entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo adiou nesta quinta-feira um possível acordo entre o Brasil e o Paraguai sobre a utilização da energia da usina hidrelétrica de Itaipu.

Os dois presidentes se reuniram por mais de duas horas para debater o tema e também a assinatura de outros 15 acordos de cooperação. Como não obtiveram um entendimento sobre o tema central da visita de Lugo a Brasília, preferiram adiar qualquer anúncio, continuar conversando durante o jantar e conceder uma entrevista à imprensa na manhã de sexta-feira para revelar a que conclusão chegaram.

Lugo, que enfrenta uma delicada situação em seu país devido às denúncias de que teve filhos quando ainda atuava como bispo, fez da renegociação do tratado de Itaipu uma das suas principais bandeiras na campanha eleitoral.

O governo paraguaio demanda um aumento do preço da energia cedida ao Brasil e a liberação para vender o excesso de energia a que tem direito para outros países.

O tratado de Itaipu estabelece que cada país tem direito a 50% da energia produzida na usina binacional, que tem capacidade para gerar 14 mil megawatts. Determina, entretanto, que, caso o Paraguai não utilize sua parte, a energia tem de ser vendida ao parceiro. Assim, o Brasil acaba consumindo 96% da energia gerada.

O Brasil descarta uma alteração no contrato. Oferece ao vizinho, entretanto, um pagamento maior pela cessão da energia - valor que no ano passado totalizou US$ 130 milhões -, a construção de uma linha de transmissão para que o Paraguai aproveite melhor a energia de Itaipu, uma subestação, uma linha de crédito no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um fundo de investimentos.


Comento
Como se vê, Lugo pode não levar tudo o que quer, mas também ele já tirou uma casquinha do Brasil. Confirma o que disse aqui há alguns dias: o país só aceita ser sacaneado por país pobre.

Ah, sim: esconderam suas crianças?
Por Reinaldo Azevedo

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^