Ajude a manter o blog

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Israel continua a se defender

Grupo palestino reivindicou ataque.
Israel atacou túneis que ligam Gaza ao Egito.


Vários morteiros foram disparados neste sábado (2) da Faixa de Gaza contra o território de Israel, informaram fontes palestinas e da polícia israelense.


O grupo armado palestino denominado Comitês Populares da Resistência reivindicou em um comunicado o disparo de três morteiros contra uma patrulha israelense na Faixa de Gaza. O grupo afirmou que seu alvo eram tropas das forças especiais israelenses.

Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

Fumaça sai de local atingido por foguetes israelenses, em Rafah, na Faixa de Gaza (Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Israel respondeu com ataques a túneis que ligam a Faixa de Gaza com o Egito, em Rafah. Segundo fontes palestinas, três palestinos ficaram feridos.


No final de 2008 e começo de 2009, cerca de 200 foguetes e obuses foram disparados contra Israel a partir de Gaza, sob o controle do movimento radical Hamas desde o final da ofensiva israelense de 27 de dezembro a 18 de janeiro. Esta ofensiva deixou mais de 1.400 mortos, em sua maioria civis.


Fontes do movimento islâmico Hamas, que governa na Faixa de Gaza, disseram que caças-bombardeiros F-16 atacaram várias posições entre a zona fronteiriça do sul de Gaza (onde se encontra a localidade de Rafah) e o território egípcio.


A imprensa israelense informou que os alvos dos bombardeios foram três túneis subterrâneos usados para o contrabando de armas em direção à Faixa de Gaza.


A Aviação israelense atacou ontem na mesma área outros dois túneis usados para introduzir armas em Gaza - disseram porta-vozes militares -, depois do lançamento de dois foguetes Qassam do território contra solo israelense, que não provocaram vítimas nem danos.


Os palestinos intensificaram o uso de túneis para o contrabando de produtos, combustível e outros materiais à Faixa de Gaza depois que Israel intensificou o bloqueio, após a tomada do território palestino pelo Hamas em junho de 2007.

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^