Termos judaicos para alimentação
Bitul
Nulificar - Bitul refere-se a uma situação em que uma pequena quantidade de comida é acidentalmente misturada em uma grande quantidade de outro alimento. Quando a proporção é de 1 parte para 60 ou menos, o ingrediente em menor quantidade é considerado nulo.
Bishul Yisroel
Refere-se ao preparo de determinados alimentos nos quais existe a necessidade de um Mashguiach para acender o fogo.
Chodosh
Literalmente significa novo, refere-se a grãos que não criaram raízes antes de Pessach. É chamado grão novo e o seu consumo é desaconselhado até o Pessach seguinte.
Cholov Yisroel
Refere-se a toda produção de leite e seus derivados, incluindo queijos e leite em pó, que está sob constante supervisão rabínica.
Glatt Kosher
Refere-se ao animal que foi abatido de forma Kosher que não possuía aderência nos pulmões. Consumidores Kosher que são bastante rígidos em aceitar somente os mais altos padrões de Kashrus exigem que toda a carne consumida seja Glatt. Este termo é erroneamente utilizado também para diferenciar alimentos que têm uma supervisão mais rígida.
Halachá
Halachá, literalmente, significa caminho. Refere-se às leis judaicas, ao conjunto de leis e práticas que os judeus são obrigados a seguir incluindo: mandamentos bíblicos, leis rabínicas e costumes obrigatórios.
Hashgachá
Literalmente significa supervisão. Geralmente refere-se à supervisão Kosher.
Hechsher
Refere-se à certificação Kosher de um produto ou alimento, dado por um rabino ou um órgão de certificação.
Kasher
Tornar Kosher, normalmente aplicado aos processos de salga e absorção utilizados na produção de carne bovina e aves. Este termo também é utilizado para descrever o procedimento de kasherização de um instrumento ou utensílio não Kosher para que o mesmo possa ser utilizado no preparo de alimentos Kosher.
Kashrut
O status de ser ou não Kosher.
Keilim
Utensílios ou vasilhas.
Kosher
Kosher em Hebraico significa apto, designa alimentos nos quais os ingredientes e o preparo cumprem as leis dietéticas judaicas.
Kasherização
O processo de mudar o status de um equipamento no qual foi utilizado algum ingrediente ou produto não Kosher para que possa ser utilizado com ingredientes Kosher.
Mashguiach
Aquele que é treinado para supervisionar a produção de alimentos Kosher.
Mehadrin
Refere-se ao nível mais exigente de supervisão Kosher.
Mikvah
Literalmente significa acúmulo, refere-se à estrutura do local em que a água é acumulada para imergir objetos de forma ritual.
Mevushal
Refere-se ao vinho que foi fervido.
Orlá
Refere-se ao mandamento da Torá de esperar 3 anos para poder consumir os frutos de uma árvore nova.
Parve
Neutro. Indica produtos que não têm derivados de carne, aves ou laticínios e que podem, assim, ser consumidos com qualquer uma das 3 categorias de alimentos. Itens Parve incluem todas as frutas, verduras, legumes, grãos, ovos, peixes Kosher, etc.
Pas Yisroel
Refere-se à alimentos assados em que o Mashguiach acendeu o fogo.
Poskim
Rabinos legisladores.
Shechita
O método de abate descrito na Torá para que a carne animais Kosher possa ser consumida.
Shochet
Refere-se a pessoa treinada para abater animais de acordo com as leis judaicas.
Shmitta
Refere-se ao ciclo que rege a agricultura em Israel, segundo o qual a cada 7 anos a terra deve descansar.
Tevilas Keilim
Refere-se à imersão de utensílios e vasilhas ou pratos de forma ritual antes da primeira utilização.
Tolaim
Vermes e/ou insetos que podem infestar frutas, verduras ou legumes.
Tovel
Imergir ou mergulhar de forma ritual (Mikvah).
Treifah
Refere-se a comida não Kosher. Este termo é normalmente utilizado para se referir a alimentos, panelas, pratos e utensílios que não são Kosher.
Literalmente significa velho, refere-se a grãos que se enraizaram antes de Pessach. O seu consumo não tem restrições. Imprima este post
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário