Tel - Aviv
A fundação oficial de Tel Aviv data da cerimônia do sorteio de lotes de terra, que ocorreu no segundo dia da Páscoa Judaica de 1909. Mas, na verdade, Tel Aviv foi criada três anos antes, em julho de 1906, na Convenção dos Judeus de Yafo, feita no Yeshurun Club.
Os participantes queixaram-se das más condições de vida dos judeus de Yafo, do precário saneamento, das habitações superlotadas, das ruas mal iluminadas e do decreto "Muhram", que obrigava os judeus a mudarem sua habitação anualmente.
Ministério de Turismo de Israel |
Vista área de Tel Aviv, centro econômico de Israel localizado na costa do Mediterrâneo |
Na convenção, Arieh Akiva Weiss, que tinha acabado de chegar ao país, propôs a criação de um novo bairro fora de Yafo. A idéia de Weiss foi recebida com entusiasmo, e foi criada a Yafo Agudat Bonei Batim (Associação Casa de Criadores), precursora do primeiro bairro de Tel Aviv, denominado Ahuzat Bait.
Os fundadores de Tel Aviv, então, construíram um novo bairro, independente de Yafo. O objetivo era uma cidade concebida de acordo com as linhas do movimento "Garden City", liderado pelos britânicos, que defendiam uma cidade verde e espaçosa como oposto da miséria urbana de Yafo.
Depois que um número suficiente de pessoas haviam se registrado para o novo bairro, a terra foi comprada a leste de Neve Tzedek, não muito longe da praia. O terreno foi dividido em 60 parcelas para as primeiras 60 famílias que aderiram ao local.
As famílias decidiram organizar um sorteio para alocar os terrenos entre os judeus.
O sorteio foi realizado no segundo dia da Páscoa Judaica de 1909. Arieh Akiva Weiss, presidente da comissão de sorteio, reuniu 60 conchas cinzentas e 60 conchas brancas. Ele escreveu os nomes dos participantes nas conchas brancas, e os números sobre as cinzentas. O dia do sorteio marca o nascimento de Tel Aviv-Yafo.
Saiba mais sobre Tel Aviv:
Arte Folha Online |
mapa Tel Aviv |
Nome: Tel Aviv-Yafo
Extensão: 51,76 km²
População: 371.400 habitantes (julho de 2006)
Judeus e não-árabes: 95,9 %
árabes: 4,1%
Homens: 48%
Mulheres:52%
Idiomas: hebraico
Religião predominante: judaísmo
População que vive abaixo da linha da pobreza: 11,9%
Desempregados: 13.800 pessoas (6,9%)
Média de pessoas por casa: 2,2
Número anual de nascimentos: 6.528
Número anual de mortes: 3.546
Idade média da população: 33,9 anos
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário