Ajude a manter o blog

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os americanos que não concordam com Obama




Carta de uma congressista americana a Obama.


Ao Honorável H. Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos
A Casa Branca
1600 Pennsylvania Avenue,
N. W. Washington, D.C. 20500

Caro Sr. Presidente:


Gostaria de aproveitar esta oportunidade para levantar uma preocupação crescente com a abordagem dos USA quanto aos direitos humanos,
princípios democráticos, do Estado de Direito e das instituições constitucionais no Hemisfério Ocidental, centrando na resposta da sua administração para a crise constitucional, em Honduras e o papel dos USA na Organização dos Estados Americanos e as Nações Unidas no que diz respeito a esta situação.

Eu esperava a Administração adotar uma deliberação responsável ao problema de Honduras
No entanto, a posição dos USA desde o início parece ter-se centrado no apoio à uma pessoa, o Presidente José Manuel Zelaya Rosales, independentemente da constituição hondurenha e o Estado de Direito e das instituições democráticas. Este miópica, abordagem tem se intensificado nos últimos 72 horas desde que os relatórios que os militares hondurenhos tinham tomado o Sr. Zelaya em custódia.

Há numerosos relatos conflitantes sobre os acontecimentos que transparecem em Honduras nos últimos dias. Os fatos estão em disputa. No entanto, não houve uma aparente tentativa dos USA para discernir a verdade acerca do estado da ordem constitucional e democrática neste país da América Central, antes de fazer conclusões sumárias e emitir condenações baseadas em informações incompletas.

No entanto, Sr. Presidente, a crise constitucional em Honduras, não começa no domingo, 28. Junho, mas, pelo menos, três meses antes, quando o Sr. Zelaya emitiu Decreto Executivo em 23 março deste ano convocando e um referendo para extenderr o seu prazo presidencial, a ser realizado antes de Julho.

Apesar das claras limitações estabelecidas no artigo 5 º, artigo 374, e outros artigos da Constituição, relativo ao mandato presidencial hondurenho e os parâmetros para um referendo, os Estados Unidos apareceram para abraçar incondicionalmente os planos do Sr. Zelaya.
O Supremo Tribunal hondurenho, os tribunais administrativos, o procurador-geral, o Comissário para os Direitos Humanos, o Tribunal Eleitoral, e o Congresso Nacional para todos o referendo deve ser declarado ilegal.

Outras medidas legislativas foram tomadas pelo Congresso Nacional hondurenho em 23 jun para impedir violações do Sr. Zelaya

Os USA falhou ao não tomar medidas eficazes, a nível bilateral ou através da Organização dos Estados Americanos, a fim de apoiar estes esforços legítimos pelos co-iguals ramos do governo democrático hondurenho para impor a lei. Na sexta-feira, 26 jun, Sr. Zelaya emitiu outro decreto ordenando governo e trabalhadores a participar na "Public Opinion Poll para convocar uma Assembleia Nacional Constitucional", que alegadamente teria desencadeado o artigo 239 da Constituição hondurenha exigindo que ele fosse demitido das suas funções .

Os USA não conseguram responder. Isto marcou uma falha grave da diplomacia dos USA. Como tal, muitos argumentam, que os USA é cúmplice da escalada da crise constitucional em Honduras.

A OEA e a Assembleia Geral das Nações Unidas querem que os USA aceite textos da resolução elaborado pelo Sr. Zelaya e seus assessores imediatos e concorde em propostas apresentadas pelos líderes da Venezuela, Nicarágua, Bolívia, todos para o bem do consenso. Aderir a "corrida para o fundo", ou servindo como um eco câmara, não é útil para a nossa política, económia, ou interesses de segurança na região.

Olhando para o futuro, é a minha esperança, Senhor Presidente, que a sua administração não se dobre a relatos não confirmados e sendo de fontes que não interessam aos USA.
Em vez disso, temos de trabalhar juntos para avançar os principios e reforçar as instituições democráticas em nosso hemisfério.

Obrigado por seu tempo e consideração.
Atenciosamente,

Ileana ROS-Lehtinen
Congresswoman Ileana Ros-Lehtinen
4960 SW 72 Avenue, Suite 208Miami, Florida 33155
Press Line 305-668-5994
FAX 305-668-5970
Cell 202-225-8200

Fonte Kirkblog
Tradução para o português Blog Politica Geral

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^