Ajude a manter o blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Guarda Chuva Furado

Confesso que fiquei preocupadíssimo com a notícia veiculada pelos meios de comunicação. Segundo consta, os EUA estariam cogitando fornecer um “guarda-chuva atômico” a Israel e a mais alguns países árabes, na hipótese de que um deles países venha a sofrer um ataque nuclear por parte do Iran. Se tal loucura ocorresse, os EUA imediatamente revidariam, sendo o Iran, por sua vez, bombardeado com uma ou mais bombas atômicas. Esta seria a ideologia do “guarda-chuva atômico”.

Ante tão inusitado pensamento, a primeira coisa que se me ocorreu foi que, depois de estar pulverizado atômica e irremediavelmente, pouco me importaria o imaginado ou imaginário revide. Fiz tais comentários com um amigo diplomata, que não entendeu bem meu pensamento. Acha ele que o Iran jamais atacaria Israel, pois poderia aniquilar, com os judeus, mais de um milhão de árabes, em sua maioria muçulmanos, parte da população daquele país. E, ademais, continuou ele, voltaríamos à época do equilíbrio do terror, que durante muitos anos foi a característica da Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética.

Respondi incontinente que, ao ser disparado o foguete atômico contra Israel, pelo lado do Iran, eles poucos estariam se incomodando pela morte dos árabes israelenses. Um milhão a mais ou a menos não faria diferença, para quem durante anos manteve uma guerra cruel contra o Iraque, onde morreu pelo menos outro milhão de pessoas. Também não faz nenhum sentido comparar o Iran vis a vis com o Ocidente, como se tal situação fosse idêntica à da Guerra Fria. A diferença é fácil de perceber. Na antiga União Soviética, comunista e ateísta, o conceito de morte sagrada pela religião evidentemente não existia, menos ainda o de um paraíso celestial.

Meu amigo diplomata, olhando-me bem nos olhos, perguntou: então o que você sugeriria? Quem sou eu para sugerir, respondi, nesse mundo perturbado e perverso em que vivemos?

Devemos todos, cidadãos de boa vontade deste mundo, perguntar: como é possível que o Iran esteja às vésperas de ingressar no estrito clube atômico? Quem é que está vendendo urânio para eles? Quem é que está financiando a construção das suas usinas atômicas? E as tais famosas centrífugas, vieram de onde? Caíram do céu? E o leitor inteligente poderá, também, adicionar mais algumas perguntas, todas elas de facílimas respostas.

Nos dias de hoje, predomina um cruel conceito universal de pragmatismo econômico. Aí estão os “Chaves da vida”, que terão mil e uma lógicas explicações para justificar o incremento de seus negócios com o Iran, quando todas as sanções decretadas contra este país não valem sequer o papel em que estão escritas. É o mesmo Chaves que, cinicamente, se proclama amigo dos judeus, palavras que foram gostosamente ouvidas pela liderança do Congresso Judaico Mundial, quando foi visitá-lo em Caracas, como se fora um bálsamo político, um verdadeiro tranqüilizador.

Daqui a pouco, Chaves será capaz de por um solidéu na cabeça e ir beijar a mezuzá de alguma sinagoga. Mas os judeus venezuelanos não se deixam enganar, alertados pelo seu genético sentimento de medo, e estão discretamente abandonando a Venezuela. Não quero ser qualificado de trágico, nem de pessimista. Mas a ameaça de que Israel deve ser varrida do mapa, proclamada pela liderança iraniana aos quatro ventos, deve ser levada muito a sério.

Se alguém puxa um revólver e ameaça atirar, é preciso pensar que a ameaça não é de brincadeira e que esse alguém acaba atirando mesmo. E, quando o tipo começar a atirar, ninguém, mas ninguém neste mundo, seja lá onde estiver, deixará de receber a sua bala e não sobrará nenhum cantinho para se esconder. Por estas e outras, eu, simples cidadão, antes que seja tarde demais e sem ser grande entendedor da atual política internacional, dispensaria o grande favor de receber o tal “guarda-chuva atômico”.

————————————


Marcos Wasserman é advogado em Israel, Brasil e Portugal, e é presidente do Centro Cultural Israel-Brasil em Tel Aviv. E-mail: mlwadvog@netvision.net.il

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^