Ajude a manter o blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Arafat era multimilionário

Arafat ocupou o sexto lugar na lista de líderes mundiais mais ricos da revista Forbes dentro da categoria "Reis, Rainhas, e Déspotas".

O ex presidente da Autoridade Palestina (AP), Yasser Arafat, constava da lista das pessoas mais ricas do mundo, publicado pela Forbes Magazine numa nova categoria reservada para reis, rainhas e déspotas.


Contando com uma fortuna pessoal de, pelo menos, 300 milhões de dólares bem guardados em bancos suíços, Arafat foi destacado na edição especial anual da revista Forbes que publica o ranking dos 500 bilionários do mundo.


Arafat ocupou o sexto lugar na lista de líderes mundiais dentro da categoria "Reis, Rainhas, e Déspotas". O rei Fahd da Arábia Saudita despontou em primeiro no ranking, com 20 bilhões de dólares, e Saddam Hussein estava em quarto lugar com 2 bilhões.


A revista Forbes mencionou que Arafat banqueteava-se com toda sorte de fundos destinados à AP, inclusive dinheiro para fins assistenciais, transferências de impostos israelenses, lucros de um cassino e de uma engarrafadora da Coca-Cola. Boa parte do dinheiro parece ter sido repassada a terceiros.


Os governantes foram mantidos fora das listas oficiais de bilionários, porque, conforme declara o artigo, "eles não representam, exatamente, histórias de sucesso do capitalismo empresarial. Pelo contrário, Arafat, Saddam Hussein e Fidel Castro, cujas fortunas foram avaliadas em 110 milhões de dólares, constam da lista dos ricos desonestos. Num texto de duas páginas, intitulado "Auditoria de Arafat", a revista presume que ele "poderia ser acusado de qualquer coisa, menos de manter uma contabilidade honesta".



.

A revista Forbes descobriu que, enquanto os ditadores acumulavam fortunas em 2002, os bilionários normais perdiam dinheiro. No decorrer do último ano, o número de bilionários diminuiu de 497 para 476, e o total da riqueza dos novos "menos ricos" despencou em 140 bilhões de dólares, atingindo a marca de 1,4 trilhão, igualando-se ao PIB da Inglaterra. (The Jerusalem Post)


Essa é mais uma evidência de que as lideranças palestinas, para manterem seus privilégios, criam deliberadamente obstáculos para impedir que Israel tome posse da Terra Prometida. Enquanto muitos palestinos vivem na pobreza, Arafat usufruia e seus companheiros usufruem dos recursos que são repassados (pela União Européia e por diversos organismos internacionais) para que a Autoridade Palestina promova o bem-estar da população.


(Arno Froese -

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^