Ajude a manter o blog

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Só em Israel

David Ben Gurion, o Pai da Pátria, teria dito: “Em Israel quem não acredita em milagres não é realista”. Senão, vejamos.


Consta que Deus costumava frequentar estas terras de Israel, então Canaã, e até falava com as pessoas. Conversou com Moisés, o libertador do Povo Judeu, usando a sarça ardente (como microfone ou alto-falante?) – Êxodo, capítulo 3. E este mesmo Deus chegou até mesmo a escrever um livro em hebraico, que veio a ser um best-seller em todos os tempos e foi entregue de presente ao Povo Judeu. Só que o Povo Judeu, tão ocupado em estudar e analisar os escritos divinos, sequer chegou a pensar na absoluta conveniência de tentar obter um copyright para o tal Livro.


Atualmente, Deus deixou de falar com a gente diretamente e a era dos milagres divinos parece ter terminado. A palavra milagre não tem mais nenhuma expressão divina e é usada de forma semântica apenas para apontar algum acontecimento inédito ocorrido na nossa Natureza e Humanidade. Mas, se não existem mais milagres divinos, existem os científicos, produtos da inteligência e da mão-de-obra humanas. Não faltam exemplos nesta Terra de Israel.


Israel está se convertendo em um importante centro de investigação genética e mil e uma são as possibilidades que se divisam no horizonte. Nos últimos anos, tem exportado grandes quantidades de sêmen, (!) para a Europa, Ásia e África, de uma variedade de touro de origem belga. Um novo tipo de gado está sendo desenvolvido e a previsão é de que, ainda este ano, serão inseminadas aqui em Israel mais de 7.000 vacas. Qual é a vantagem? É que as tais vacas israelenses passarão, quando transformadas em carne comestível, a produzir bifes dietéticos, com um conteúdo grasso de apenas 7%, comparado aos 30% ou quase 40% de gordura de outros tipos de vaca.


Cientistas do Departamento de Zoologia da Universidade de Tel Aviv identificaram vários tipos de antibióticos nas esponjas marinhas, estes organismos sedentários encontrados no mar. A expectativa é a de que tais esponjas marinhas possam resolver o problema da infecção provocada por determinados tipos de cogumelos e responsável pela morte, todo ano, de mais de 1.000.000 de pessoas em todo mundo. Em sua próxima visita a Israel, o Papa Bento XVI receberá um presente inusitado, produzido pelo Instituto Technion de Haifa. Um presente israelense. Quase que um milagre científico: um chip de silicone de meio milímetro quadrado, banhado a ouro, contendo a bíblia integralmente.


Cientistas israelenses estão desenvolvendo um novo dispositivo para colocar no caule das árvores: sempre que os níveis de água estiverem baixos, o vegetal envia um SMS ou e-mail ao agricultor, ou abre a torneira de irrigação para regar-se a si própria (do boletim da Cambici). O milagre estará completo o dia em que os cientistas israelenses conseguirem fazer com que as árvores se comuniquem com cada um de nós através de nossos computadores. Imaginem, meus caros leitores, que revolução seria se árvores centenárias, nos quatro cantos do mundo, começassem a contar as história do mundo sob um enfoque vegetal. Isto sim seria um milagre!


Alguns “milagres” são apenas de ordem semântica. Ao escrevermos estas linhas, estamos sendo bombardeados por informações sobre a nova ameaça ao mundo, a “gripe suína”. O Vice-ministro da Saúde de Israel, o deputado religioso Yaacov Litzman, não gostou, por motivos óbvios, do nome desta nova e assustadora enfermidade e passou a referir-se a ela apenas como a “gripe do México”. Prova de que a mudança de uma palavra faz milagres. Os palestinos, nossos vizinhos, tentam, de alguma maneira, imitar o Povo Judeu, tentando apoderar-se subrepticiamente de um pouco da História, tentando provar, a todo custo, seus pretensos direitos históricos sobre a Terra de Israel, com esdrúxulas fantasias de que eles já se encontravam aqui muito antes dos judeus. Coisa sem pé nem cabeça.


Também li algures ter sido Jesus, antes de mais nada – pasmem – muçulmano. Esta fé no absurdo, por incrível que pareça, tem a sua devida repercussão e não são poucos que acabam acreditando nestas estórias. Mas nem mesmo um grande milagre poderia transformar essas fantasias em realidade.


—————————————

Marcos Wasserman

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^