Ajude a manter o blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bateu? Venda em Cabul

Mais de sete anos depois da invasão estadunidense que causou a queda da tirania talibã, o Afeganistão continua passando por inúmeras mudanças. Uma delas é no mercado de automóveis, que praticamente não existia antes e agora está se caracterizando pela importação de carros usados recuperados de acidentes. Muitas vezes são modelos que não passariam por inspeções veiculares em seus países, gerando riscos à segurança. E esse negócio está se tornando muito lucrativo, segundo conta o correspondente da agência Reuters na capital, Kabul, Hamid Shalizi.

Em geral, a preferência dos importadores afegãos é pela Toyota, principalmente o Corolla, nas duas gerações anteriores. Um modelo 1996 custa em torno de US$ 4 mil e um 2006, US$ 16 mil. Isso para a classe média, digamos, pois os empresários e militares de altas patentes se esbaldam mesmo com jipões de luxo, como o Land Cruiser ou modelos da Lexus. Já o povão roda em velharias da Lada dos anos 60 e 70 ou em carros trazidos na década de 90, com a coluna de direção adaptada sabe-se lá Deus como pro lado direito, pois o país tem mão inglesa de trânsito.


Apesar da origem sempre duvidosa, o apelo dos modelos usados no Afeganistão é grande pois a violência está crescendo por lá e ostentar um zero-km pode ser perigoso. Cerca de 90% dos carros são importados da Alemanha e do Canadá e chegam de navio, por Dubai (Emirados Árabes) ou por terra, via Irã. Além dos carros velhos (e poluidores), as ruas e estradas são muito mal cuidadas. Asfalto, por exemplo, é coisa rara. Sem falar que o sistema de tráfego de Kabul, projetado pra 50 mil veículos, está lidando com quase dez vezes mais que isso.


Ou seja, pra quem acha que o Brasil é o fim do mundo, lembre do Afeganistão e solte uma boa gargalhada. Pra não se sentir tão culpado, considere que ao menos os importadores afegãos estão se especializando numa marca famosa pela durabilidade de seus produtos

Imprima este post

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO  

^